segunda-feira, 30 de março de 2009

Big Brodiando

Não tem quem não olhe quando uma mulher GOSTOSA atravessa um cruzamento ou anda vagarosamente entre uma vitrine e outra.

Como se fossem moldadas só para as capas de revista, com seus bíquininhos e decotes mais ousados, as mulheres no superlativo (ou gramaticalmente falando, no aumentativo sintético) despertam a atenção, inspiram as menos preconceituosas e aterrorizam as mais pudicas.

A verdade é que, homem ou mulher, nós, brasileiros, não estamos preparados para elas.

Duro admitir isso em pleno século XXI e no país do carnaval e da TV aberta mais permissiva of the world, não é? But, aceitem. É verdade. E taí uma experiência social boa de ibope para comprovar nosso olhar moralista: BBB. Em especial, BBB 9. Especificamente, Priscila Pires.




Se você entregou uma hora s-a-g-r-a-d-a da sua vida para a Globo e cedeu seus poucos neurônios para o reality show mais famoso do Brasil (e nem precisa ser com direito a acompanhamento diário, vício no PPV e leitura de blogs e notícias relacionadas), você sabe do que eu estou falando.

Até os mais porra-louca, maliciosamente, já questionaram o jeito desinibido, a pouca-roupa e o atrevimento e a sensualidade à flor da pele da participante Priscila.

A Pri se tornou o ícone da mulher no superlativo. Além do corpão desenhado em ão, ela gosta das melhores festas, das melhores bebidas, das danças ousadíssimas, do melhor sexo. E quem é que não gosta?

O problema, para nós, sociedade moralista e hipócrita, não é gostar do bom, do melhor e da putaria, é falar que gosta. É dizer em alto e bom som que o caráter nada tem a ver com o gosto pelos prazeres mais terrenos. Isso agride e fere os ouvidos ingênuos.

No caso da Pri, pouca importa o ser humano ético que ela é. Ela não vai ganhar o milhão porque deu a buceta (isso mesmo, possível leitor, não vou amenizar o peso desta palavra para olhos tão puros). Simples assim.

O Brasil não sabe lidar com as mulheres sensuais - e sexuais - que ajudou a forjar. Sensualidade é bom, mas apaga o cérebro, a alma e o coração. Como se sexo tivesse menos haver com tudo isso.



p.s.: Será que na terça-feira a manipulação vai comer solta again? Continue espiando.



Retirado do Portal UOL


10 comentários:

Unknown disse...

Quem sabe se ela demonstrasse um mínimo de inteligência ela não ganharia o BBB hein???

Ela fala o que muita gente faz e esconde (tudo bem, cada um faz o que quer)... Mas será que todo mundo tem que saber da vida íntima dela e coisas do tipo??? Seria talvez um exemplo de falta de conteúdo???

Ficar rebolando o rabo pra câmera não vai ser suficiente pra ela ganhar o 1 milhão do BBB, mas com certeza ela vai ganhar esse mesmo milhão saindo na playboy depois... Quem sabe não arranja um empresário rico por aih... (que nem você disse, estamos no Brasil, com certeza ela tem seu público)

Tah ai uma bela descrição desse tipo de mulher e o por quê de seu 'sucesso' em forma de música:

(Loraburra - Gabriel o Pensador)

"Nada na cabeça
Personalidade fraca
Tem a feminilidade e a sensualidade de uma vaca
Produzidas com roupinhas da estação
Que viram no anúncio da televisão...

Milhões de pessoas transitam pelas ruas mas conhecemos facilmente esse tipo de perua
Bundinha empinada pra mostrar que é bonita...

O lugar dessas cadelas era mesmo no puteiro
Só se preocupam em chamar a atenção
Não pelas idéias mas pelo burrão
Não pensam em nada
Só querem badalar
Estar na moda tirar onda beber e fumar
Cadelinhas de boate ou ratinhas de praia
Apenas os otários aturam a sua laia
E enquanto o playboy te dá dinheiro e atenção
Eu só saio com você se for pra ser o Ricardão...

Eu não sou agressivo
Contundente talvez
O Pensador dá valor às mulheres
Mas não vocês..."

Bruna Gonçales disse...

Mas a idéia é essa: alguém nota a ética com que joga e a inteligência que demonstra a mulher que "rebola o rabo para a câmera"?

Eu não a acho omissa nestes quesitos. Ela não é a mulher mais inteligente do país, mas é, ali dentro, a mais honrada e mais honesta. Valores que contam muito para um bom jogo. Para um jogo limpo.

Sobre a vida íntima? É, acho que todo mundo que assiste o BBB quer saber da vida íntima dela. É essa a razão de existir do programa. Cabe a cada participante delinear a intensidade de sua personalidade e atitudes que serão veiculadas pelo país.

Com toda a certeza, a Pri e todas as mulheres que se portam como ela, sabem o perfil que montam para si mesmas. A questão chave disso tudo é: dá para determinar pela capa o conteúdo do livro?



p.s.: fazendo este exercício de quebra de tabus, cheguei à conclusão que é muito fácil questionar os preconceituosos quando somos favoráveis à causa. Difícil é aniquilarmos o pensamento cheio de julgamentos quando somos contrários às ações do outro.

Elsa Villon disse...

Ácido e picante.
I like...

Embora concorde em parte com você, vou cair no discurso bem hipócrita: eu acho que ela tem cara de atriz pornô.

Ela poderia ser uma freira, estar vestida de hábito, coberta por panos. Eu continuaria a achando com cara de atriz pornô.

Mas entre o que eu acho e o que é real, há um abismo.

Acho que o problema não é a gente pensar e questionar a moral dos outros.
O problema é tomar a nossa opinião como a verdade absoluta, ortodoxa e dogmática.

Eu acho que ela tem cara de atriz pornô, mas se ela é ou não, não muda em nada da minha vida. Até porque posso estar completamente enganada, ela pode ser muito mais decente do que certas religiosas que ando cobertas e esconder seus "pecados" por baixo do hábito.

Somos essa sociedade hipócrita, que prega os valores para depois reprová-los.

Você sabe como funciona. A pessoa te olha, nunca falou com você, não sabe nada da sua vida e simplesmente não gosta de você porque te acha metida.

E se você é bonita e "gostosa" (odeio esse termo, mas...), não pode ser inteligente.

Difícil...

Elsa Villon disse...

retificando> cobertas por panos e escondem seus pecados...

Anônimo disse...

Saudosa menina, caiu na minha lista de links!

UY


besitos

Unknown disse...

- Priscila diz que vai tirar a roupa se não for eliminada do "BBB"

-"Eu vou ficar nua na festa de amanhã", continuou a BBB.

Entendo seu ponto de vista, ela ser autêntica e tal... Mas precisa disso???

Pegue por exemplo a Grazzi que hj em dia virou atriz. Chegou aonde chegou sem se expor, sem falar pra quantos e pra quem ela deu, ou deixou de dar. Pode ter ficado bêbada, rebolado, feito o que todo mundo faz. Mas ela tinha algo a mais pra mostrar... Hj em dia eh uma mulher respeitada... Será que há alguma hipótese disso acontecer com a Priscila um dia???

Com certeza 10 em cada 11 homens que vc conhece já sonharam em ter uma mulher como a Grazzi. E com certeza 10 em cada 11 já sonharam em comer a Priscila.

Não precisa disso pra ser uma pessoa honrada e honesta, também não precisa se portar como uma cachorra pra fazer sucesso, gostosa ela já é... Já chamaria a atenção por isso...

Aliás já ouvi muitas pessoas dizendo que ela era puta, e até gente que diz que já viu ela...

Pra mim ela é um belo exemplo de mulher objeto...

Tipo, ela passa do ponto de ser uma mulher sensual e verdadeira.

Um pouco de tudo disse...

então bru, eu nao gosto deste conceito de julgar um livro pela capa, pq, muitas vezes, eu mesmo me surpreendi. Até mesmo neste caso da Priscila. Apesar de pouco acompanhar o BBB, o dia em que bati os olhos nela, falei "Puta". Agora, com tempo passando vi que, ok, ela é uma Puta (pelo menos no meu conceito), mas ela é de longe a mais sincera das que estão lá. Como eu reagi assim, outras tantas fazem o mesmo e o pior é que, vivemos em uma sociedade que, se vc nao for magrinha e bonitinha, o início é sempre mais complicado e vc sempre tem que "aceitar" o olhar da sua cabeça aos seus pés de julgando... Isso é uma pena!
Tenho esperança que isso um dia mude, de verdade. Pq, não sei daonde tiraram que a cor de cabelo q vc usa mostra que vc é mais ou menos capaz ou que o a cor dos seus olhos determinam que vc seja mais ou menos desejada.
sei la... acho que é isso...

bjs

Bruna Gonçales disse...

Eu não desisti do blog! Desculpem a ausência.

Retomando o debate, posso dizer que vocês estão olhando para a Pri, para as mulheres que se valem da sensualidade e para as que ganham dinheiro com a sexualidade com a primeira limitação humana: a do julgamento.
A minha proposta com o post é realmente questionar essa limitação. Por que não transcender esse preconceito e abrir a mente para a idéia de que essas mulheres vão além da aparência? (E antes que me questionem: concordo que elas é quem priorizam a aparência, mas nós temos a opção de nos bastarmos com esta informação ou não. É opção.)

Uma questão: por que mulheres que se valem da imagem são menores perante a sociedade? E por que, mesmo sendo alvo de críticas ferrenhas, a sociedade é quem incentiva o nascimento e a formação destas mulheres?

valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeendo!

Elsa Villon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elsa Villon disse...

Não que as mulheres que se valem da imagem sejam menores perante a sociedade. O ponto é: como elas se valem dessa imagem.
A Grazi, como dito, é linda, se valeu primeiro da aparência para depois mostrar conteúdo.

Por que ninguém falou nada da Grazi posando nua, mas rolam boatos da Priscila? Será só a implicância do povo? Cozinhe a idéia.

Ninguém vai saber que você é inteligente olhando apenas olhando. Vai saber no máximo, que você é bonito. Daí parte o conceito de explorar a imagem para acrescentar conteúdo.

Ai temos o ponto: que imagem e que conteúdo.

E quanto a sociedade influenciar as mulheres a serem assim, eu concordo. Mas em partes. Vai do lugar que você mora, da educação que você teve e no que você acredita como certo. Há sempre aquela escolha de não ser, por mais difícil que seja...